sexta-feira, 27 de maio de 2011

Vai mesmo, sem vergonha!

O que cada um de nós faz ao viajar, fica na viagem. Mentira, não fica. Diversos momentos ficam só na memória, mas muitos outros são devidamente fotografados, filmados, despejados nos álbuns da internet... E aí tem sempre a patrulha que vem e crava "ai, não acredito que você, um homem desse tamanho, foi pra Disney tirar foto com a Branca de Neve?!". Deixa o cara, por favor? Tem programa que se deve fazer, sim, mesmo que seja um clichê embaraçoso.

E mesmo que seja mico, que seja caro, que seja demorado. Se é do seu gosto, se estava no seu sonho, faça mesmo. Circular pelos canais de Veneza, por exemplo, é passeio que custa muito. Quando o gondoleiro de chapéu engraçado dá o preço, a sensação é de um lindo punhal italiano atravessando seu pulmão (dada a falta de ar causada pelo valor). Há quem diga, inclusive, que além de caro é meio ridículo. Ficar lá, sentado naquele banco de chenile meio gasto com um sujeito remando e um milhão de turistas nas margens olhando pra sua cara... É, pode ser tudo isso mesmo. Mas também é algo que fica impregnado na alma pra sempre.

O mesmo vale para os passeios de carruagem pelo Central Park. Calculo que, hoje, um tour de meia horinha acabe saindo por uns US$ 35. Caro? Caríssimo - ainda mais sabendo que meia hora passa como um tiro e que os cavalos... bem, cheiram a cavalo. Ainda assim, experimente colocar seu filho, sobrinho ou irmãozinho nessa roubada. Eles surtam de alegria por estar circulando por aquela cidade imensa a bordo de uma carrocinha toda rococó! Vale cada segundo.

Posso dizer que os passeios-clichê costumam atingir em cheio, principalmente, o turista com mais idade. Quando a gente tem 20, 25 anos, acha tudo isso uma cretinice. Espera mais um tempinho e você vai ver... Subir até o cucuruto da Torre Eiffel não vai mais parecer um calvário, e sim o sonho mais brilhante. Tirar foto no morro da Urca com o famoso bondinho de fundo não vai parecer estúpido, e sim uma diversão ímpar. É que, conforme os anos avançam, as pessoas ficam mais sinceras consigo mesmas - e estão pouco se lixando pro que a molecada vai pensar.

O negócio é simplesmente fazer aquilo que a mente e o coração sempre quiseram fazer, independente da opinião alheia. Quando fui para Amsterdã, muitos anos atrás, minha mãe estava junto. Ela fincou pé em dois programas: ir conhecer os moinhos (os três que sobraram, nos arredores da capital holandesa) e fazer um passeio de barco pelos canais. Eu achei aquilo mei brega, vou ser honesta. E depois? Depois lá estava eu, deslumbrada com a meiguice dos moinhos e fazendo uma genuína cara feliz pra foto dentro do barquinho. Fazer o quê? O clichê só é clichê porque seus méritos o levaram a isso, acho.

Então se no próximo destino você quiser subir até o topo do Empire State, vai nessa. A fila é escrota mesmo e custa os tubos (e, além disso, subir o Rockfeller Center é mais rápido, barato e... tem vista pro Empire State!). Mas se é do seu agrado, vai nessa. Se é do seu agrado, pague e curta um giro pela London Eye; se é do seu agrado, ignore o povo e vá mergulhar com os botos em Manaus; se é do seu agrado, faça pose com a Beyoncé no museu de cera! Quem sabe quando haverá outra chance de ser óbvio e ficar contente com isso?


É divertido, sim. E vê se não enche?

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Mas que (ul)traje, hein?

Tudo bem, eu confesso: sou daquelas maricotinhas que adoram sentar confortavelmente num banco e ficar vendo o povo passar. E comentando. Em geral, é só nota mental mesmo, nada de maldizer (ou bendizer, que às vezes até acontece...) os outros em voz alta. Só gosto mesmo é de olhar, sabe? Ali na minha sacada, aqui na minha cidade, quando viajo... Um dos divertimentos favoritos é sempre parar, sentar e ver o movimento. Fiz isso outro dia no aeroporto. Gente, cada coisa, viu...

Juro, eu não sou de botar reparo, mas o pessoal não colabora. Impossível apenas observar sem embutir o aspecto crítico. O vestuário de quem viaja virou, por aqueles 60 minutos em que fiquei sentada na sala de embarque, um estudo sociológico.

Primeiro que nota-se de bate-pronto quem está acostumado a viajar e quem não está. Porque quem está acostumado a viajar sabe de certos segredinhos. Por exemplo: avião é um lugar apertado. Muito apertado. Corredor apertado, poltrona apertada, bagageiro apertado. Tudo feito pra você se esgueirar, não se espalhar. Daí que, quem está acostumado com isso, sabe que é melhor portar uma mala de mão pequenina, roupas maleáveis, sapatos confortáveis.

Quem não está, aparece pro embarque daquele jeito que notei: moças com salto-agulha, regatas de alcinha com jaqueta de couro, calça "mais justa que Deus"... Pode ser muito bonito, mas não é adequado ou prático.

Vejo garotinhas sendo levadas pelas mães usando vestidos, botas e meia-calça. Tadinhas. Criança devia viajar com aqueles pijamas de corpo inteiro, sabe? Aliás, todo mundo devia viajar com pijamas de corpo inteiro... Mas se para os adultos fica ridículo, pelo menos as crianças deviam estar liberadas do julgamento. Vamos então deixá-las fazer o trajeto de moletom e camiseta com blusa por cima e tênis?

Adolescentes marcham rumo ao portão com sapatos plataforma - quase desabando daqueles edifícios em forma de calçado. Levam consigo bolsas gigantescas, malas com rodinhas e até o travesseiro querido. Alguém devia pôr uma luz sobre aquelas lindas e jovens cabeças e explicar que, na aeronave, basta levar uma blusa, um livro, um aparato tecnológico se for o caso e uma bolsinha com chicletes, protetor labial e talvez um pente. Dá pra girar o globo apenas com isso, não precisa levar a discografia da Lady Gaga em CD, todas as Capricho da última década e o conjunto de maquiagem do Kiss...

Os homens costumam se sair um pouquinho melhor. Costumam estar vestidos casualmente, sapatos sem cadarço e sacola compacta pra agilizar a passagem pelo raio-X. Exceto por aqueles que rebocam consigo verdadeiros contâiners sobre rodinhas - e depois querem socar o monolito no bagageiro, doa a quem doer (em geral dói nas bolsas dos outros, que ficam pra lá de espremidas no cantinho do compartimento, ou na cabeça de quem está na poltrona abaixo, um alvo fácil).

Adoro observar, por outro lado, quem faz sua viagem de modo esperto. Vi moças com calças malemolentes, nem largonas e nem justas, e blusas aprumadas e quentinhas (boas pra servir de coberta no gelido ar da cabine). Muitas usavam sapatilhas, a bendita onda do momento, ou sapatos fechados bem simples, bons de colocar/tirar sem exigir contorcionismo.

Algumas prendiam o cabelo apenas com piranhas ou elásticos, sem penteados elaborados que, depois de horas de ar condicionado e sono revirado, viram uma peruca atropelada. As bolsas compactas fechavam a questão, e algumas até descolavam aquelas de usar atravessadas no corpo, boas para deixar as mãos livres enquanto despachamos ou recuperamos a bagagem maior.

Vi inclusive uma moça, seu marido e um garotinho viajando todos com aqueles sapatos tipo Crocs. Nada de bandalheira: estavam arrumadinhos, com bolsas coladas no corpo e a pequena mochila do bebê, e usando seus sapatos ultra-mega-power-confortáveis. Invejei. Na próxima viagem, quero ser desapegada o suficiente pra escolher uma vestimenta que comporte um sapato assim e fazer o trajeto com vestuário ainda mais repleto de conforto, praticidade e estilo. Viu como botar reparo às vezes faz bem?

Você vê e acha esquisito? Eu vejo um bom uniforme pra viagem!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Tem, mas tá quase acabando

Vocês também sentem aquela agoniazinha quando lêem notícias sobre "então, ilhas da Polinésia tendem a desaparecer, vá logo antes que suma". Eu nem sei se um dia terei verba/disposição pra percorrer cada diminuta ilhota polinésia, mas só de saber que pode sumir...

Pior que não é só uma porção de terra aqui, outra acolá. Especialistas vivem a detectar lugares com tendência a desaparecer do mapa. Ontem mesmo a revista Budget Travel listou os dez locais de pegada natural com maior possibilidade de evanescer do mundo. Segura aí - e marca logo a passagem, senão vai perder, playboy.

Grande Barreira de Recifes de Belize
É só continuar a zoar com o clima que a maior parte das 700 milhas da barreira de corais que vai do México a Honduras vai sumir rapidinho. O monitoramento diz que o aquecimento global vem matando os corais e que até 2030 capaz de não ter mais nada...

Bacia do Congo
Depois da Amazônia, a floresta tropical do Congo é a maior do mundo. Mas mesmo esse porte avantajado corre risco. Por causa do crescimento de fazendas, pecuária, guerrilhas e quetais, os gorilas, elefantes e okapis devem ficar sem dois terços de sua casa em coisa de 20 anos.

Mar Morto
Tão célebre entre religiosos, tão apreciado por turistas... e moribundo de verdade. O Mar Morto vem encolhendo coisa de 33 centímetros por ano. Resorts e restaurantes que antes eram "a beira-mar" agora precisam editar os panfletos e dizer que estão a 2 km da costa. Claro que a ação de indústrias que jogam porcaria no Rio Jordão, que abastece o Mar Morto, têm tudo a ver com isso.

Everglades
Hoje, o pântano mais famoso da Flórida já tem metade do tamanho que tinha em 1900. Em 40 anos, os felinos residentes na área, como a pantera, devem ter desaparecido.

Florestas de Madagascar
Era tudo muito lindo, bem desenhado e engraçadinho do desenho, né? Mas a Madagascar real, tão cheia de vida, vem sendo passada a ferro por empreendimentos imobiliários, fazendas que queimam a mata... Vinte espécies de lêmures, aquela coisa doce, estão ameaçadas já! Eu me remexo muito, viu...

Maldivas
Esse já é velho conhecido dos cientistas que estudam a elevação dos oceanos e o possível sumiço de certas ilhas. Considerando que as Maldivas estão a meros 2,5 metros do nível do mar, é de se entender por que em 2008 o presidente de lá anunciou estar comprando terras em outros países para acomodar o povo.

Os pólos
Eu nem posso dizer da minha tristeza pela previsão de desaparecimento dos pinguins imperadores, um dos meus animais prediletos. Isso pra não falar também da ameaça aos ursos polares, baleias, peixes, focas... Estão bem, nossos pólos norte e sul, né? Em 20 a 40 anos, os cientistas dizem que nenhum gelo estará mais se formando lá.

Rajastão
A área da Índia onde vivem os tigres selvagens já encolheu 93%. Em pouco mais de uma década ela pode nem existir mais - assim como seus garbosos moradores (e olha que eles somavam 100 mil indivíduos há um século). Parece que morre um tigre por dia por ali. O homem é um bicho estúpido ou o quê, hein?

Floresta de Tahuamanu
Eu queria visitar essa floresta tropical peruana que é lar das árvores de mogno (mogno este que é decepado e vê 80% da carga viajar para os Estados Unidos). Além disso, a área vem sendo assolada pela exploração maluca da mineração - que, é claro, acha bonito jogar mercúrio nos rios.

Bacia do Yang-Tsé
Quando eu comecei na vida de jornalista da área de turismo, rezava toda noite pra Nossa Senhora dar uma luz na cachola dos meus editores e me mandar pra China reportar o Yang-Tsé. Coisa mais linda aquele riozão correndo pelas planícies e se misturando ao tom amarelo-alaranjado do fim de tarde chinês. Pois agora acho que a pauta vale como nunca - pra ver se cessam o corte de árvores nas margens e a instalação de centenas de fábricas, mineradoras e fazendas no entorno. Poxa, eu queria ver o rio correr solto pra sempre. Mas acho que preciso me apressar mais em registrar a paisagem.


Se quiser ver o rio correr, corre