quarta-feira, 11 de maio de 2011

Tem, mas tá quase acabando

Vocês também sentem aquela agoniazinha quando lêem notícias sobre "então, ilhas da Polinésia tendem a desaparecer, vá logo antes que suma". Eu nem sei se um dia terei verba/disposição pra percorrer cada diminuta ilhota polinésia, mas só de saber que pode sumir...

Pior que não é só uma porção de terra aqui, outra acolá. Especialistas vivem a detectar lugares com tendência a desaparecer do mapa. Ontem mesmo a revista Budget Travel listou os dez locais de pegada natural com maior possibilidade de evanescer do mundo. Segura aí - e marca logo a passagem, senão vai perder, playboy.

Grande Barreira de Recifes de Belize
É só continuar a zoar com o clima que a maior parte das 700 milhas da barreira de corais que vai do México a Honduras vai sumir rapidinho. O monitoramento diz que o aquecimento global vem matando os corais e que até 2030 capaz de não ter mais nada...

Bacia do Congo
Depois da Amazônia, a floresta tropical do Congo é a maior do mundo. Mas mesmo esse porte avantajado corre risco. Por causa do crescimento de fazendas, pecuária, guerrilhas e quetais, os gorilas, elefantes e okapis devem ficar sem dois terços de sua casa em coisa de 20 anos.

Mar Morto
Tão célebre entre religiosos, tão apreciado por turistas... e moribundo de verdade. O Mar Morto vem encolhendo coisa de 33 centímetros por ano. Resorts e restaurantes que antes eram "a beira-mar" agora precisam editar os panfletos e dizer que estão a 2 km da costa. Claro que a ação de indústrias que jogam porcaria no Rio Jordão, que abastece o Mar Morto, têm tudo a ver com isso.

Everglades
Hoje, o pântano mais famoso da Flórida já tem metade do tamanho que tinha em 1900. Em 40 anos, os felinos residentes na área, como a pantera, devem ter desaparecido.

Florestas de Madagascar
Era tudo muito lindo, bem desenhado e engraçadinho do desenho, né? Mas a Madagascar real, tão cheia de vida, vem sendo passada a ferro por empreendimentos imobiliários, fazendas que queimam a mata... Vinte espécies de lêmures, aquela coisa doce, estão ameaçadas já! Eu me remexo muito, viu...

Maldivas
Esse já é velho conhecido dos cientistas que estudam a elevação dos oceanos e o possível sumiço de certas ilhas. Considerando que as Maldivas estão a meros 2,5 metros do nível do mar, é de se entender por que em 2008 o presidente de lá anunciou estar comprando terras em outros países para acomodar o povo.

Os pólos
Eu nem posso dizer da minha tristeza pela previsão de desaparecimento dos pinguins imperadores, um dos meus animais prediletos. Isso pra não falar também da ameaça aos ursos polares, baleias, peixes, focas... Estão bem, nossos pólos norte e sul, né? Em 20 a 40 anos, os cientistas dizem que nenhum gelo estará mais se formando lá.

Rajastão
A área da Índia onde vivem os tigres selvagens já encolheu 93%. Em pouco mais de uma década ela pode nem existir mais - assim como seus garbosos moradores (e olha que eles somavam 100 mil indivíduos há um século). Parece que morre um tigre por dia por ali. O homem é um bicho estúpido ou o quê, hein?

Floresta de Tahuamanu
Eu queria visitar essa floresta tropical peruana que é lar das árvores de mogno (mogno este que é decepado e vê 80% da carga viajar para os Estados Unidos). Além disso, a área vem sendo assolada pela exploração maluca da mineração - que, é claro, acha bonito jogar mercúrio nos rios.

Bacia do Yang-Tsé
Quando eu comecei na vida de jornalista da área de turismo, rezava toda noite pra Nossa Senhora dar uma luz na cachola dos meus editores e me mandar pra China reportar o Yang-Tsé. Coisa mais linda aquele riozão correndo pelas planícies e se misturando ao tom amarelo-alaranjado do fim de tarde chinês. Pois agora acho que a pauta vale como nunca - pra ver se cessam o corte de árvores nas margens e a instalação de centenas de fábricas, mineradoras e fazendas no entorno. Poxa, eu queria ver o rio correr solto pra sempre. Mas acho que preciso me apressar mais em registrar a paisagem.


Se quiser ver o rio correr, corre

4 comentários:

  1. Quem faz tudo isso são homens sérios que não têm nada de pessoal contra ninguém, viu! São só negócios...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Pois é... Negócio bom mesmo é ir logo conhecer aquilo que sonhamos.

    ResponderExcluir
  4. Boicote também é um bom negócio para casos assim.

    ResponderExcluir