sexta-feira, 20 de maio de 2011

Mas que (ul)traje, hein?

Tudo bem, eu confesso: sou daquelas maricotinhas que adoram sentar confortavelmente num banco e ficar vendo o povo passar. E comentando. Em geral, é só nota mental mesmo, nada de maldizer (ou bendizer, que às vezes até acontece...) os outros em voz alta. Só gosto mesmo é de olhar, sabe? Ali na minha sacada, aqui na minha cidade, quando viajo... Um dos divertimentos favoritos é sempre parar, sentar e ver o movimento. Fiz isso outro dia no aeroporto. Gente, cada coisa, viu...

Juro, eu não sou de botar reparo, mas o pessoal não colabora. Impossível apenas observar sem embutir o aspecto crítico. O vestuário de quem viaja virou, por aqueles 60 minutos em que fiquei sentada na sala de embarque, um estudo sociológico.

Primeiro que nota-se de bate-pronto quem está acostumado a viajar e quem não está. Porque quem está acostumado a viajar sabe de certos segredinhos. Por exemplo: avião é um lugar apertado. Muito apertado. Corredor apertado, poltrona apertada, bagageiro apertado. Tudo feito pra você se esgueirar, não se espalhar. Daí que, quem está acostumado com isso, sabe que é melhor portar uma mala de mão pequenina, roupas maleáveis, sapatos confortáveis.

Quem não está, aparece pro embarque daquele jeito que notei: moças com salto-agulha, regatas de alcinha com jaqueta de couro, calça "mais justa que Deus"... Pode ser muito bonito, mas não é adequado ou prático.

Vejo garotinhas sendo levadas pelas mães usando vestidos, botas e meia-calça. Tadinhas. Criança devia viajar com aqueles pijamas de corpo inteiro, sabe? Aliás, todo mundo devia viajar com pijamas de corpo inteiro... Mas se para os adultos fica ridículo, pelo menos as crianças deviam estar liberadas do julgamento. Vamos então deixá-las fazer o trajeto de moletom e camiseta com blusa por cima e tênis?

Adolescentes marcham rumo ao portão com sapatos plataforma - quase desabando daqueles edifícios em forma de calçado. Levam consigo bolsas gigantescas, malas com rodinhas e até o travesseiro querido. Alguém devia pôr uma luz sobre aquelas lindas e jovens cabeças e explicar que, na aeronave, basta levar uma blusa, um livro, um aparato tecnológico se for o caso e uma bolsinha com chicletes, protetor labial e talvez um pente. Dá pra girar o globo apenas com isso, não precisa levar a discografia da Lady Gaga em CD, todas as Capricho da última década e o conjunto de maquiagem do Kiss...

Os homens costumam se sair um pouquinho melhor. Costumam estar vestidos casualmente, sapatos sem cadarço e sacola compacta pra agilizar a passagem pelo raio-X. Exceto por aqueles que rebocam consigo verdadeiros contâiners sobre rodinhas - e depois querem socar o monolito no bagageiro, doa a quem doer (em geral dói nas bolsas dos outros, que ficam pra lá de espremidas no cantinho do compartimento, ou na cabeça de quem está na poltrona abaixo, um alvo fácil).

Adoro observar, por outro lado, quem faz sua viagem de modo esperto. Vi moças com calças malemolentes, nem largonas e nem justas, e blusas aprumadas e quentinhas (boas pra servir de coberta no gelido ar da cabine). Muitas usavam sapatilhas, a bendita onda do momento, ou sapatos fechados bem simples, bons de colocar/tirar sem exigir contorcionismo.

Algumas prendiam o cabelo apenas com piranhas ou elásticos, sem penteados elaborados que, depois de horas de ar condicionado e sono revirado, viram uma peruca atropelada. As bolsas compactas fechavam a questão, e algumas até descolavam aquelas de usar atravessadas no corpo, boas para deixar as mãos livres enquanto despachamos ou recuperamos a bagagem maior.

Vi inclusive uma moça, seu marido e um garotinho viajando todos com aqueles sapatos tipo Crocs. Nada de bandalheira: estavam arrumadinhos, com bolsas coladas no corpo e a pequena mochila do bebê, e usando seus sapatos ultra-mega-power-confortáveis. Invejei. Na próxima viagem, quero ser desapegada o suficiente pra escolher uma vestimenta que comporte um sapato assim e fazer o trajeto com vestuário ainda mais repleto de conforto, praticidade e estilo. Viu como botar reparo às vezes faz bem?

Você vê e acha esquisito? Eu vejo um bom uniforme pra viagem!

3 comentários:

  1. Meu uniforme de viagem:
    calça jeans molinha, camiseta, all star, blusa pequena para me proteger do ar condicionado e uma bolsa onde caiba netbook, escova de dentes, pente e protetor labial + protetor solar (caso eu vá chegar ao destino com o sol na cara).

    O duro é que na volta além da bolsa prática geralmente vêm umas sacolas chatas de carregar, cheias de bugigangas. :-p

    ResponderExcluir
  2. Já viajei muito, na juventude, em ônibus desconfortáveis por estradas de rally. Meu uniforme é a roupa de uso diário.

    ResponderExcluir
  3. Paulinha, eu vou um pouco diferente de você: troco o jeans por uma calça preta mei-social que eu tenho (larguinha e quentinha). A camiseta sim, a blusa sim, mas o all star eu não uso. Muito difícil lidar com criança MAIS cadarços. Rs! Vou com uma bota velha que é minha melhor amiga.

    N., de ônibus eu vou como no avião, mesma coisa. Porque o espaço, pra mim, dá no mesmo: sempre ruim!

    ResponderExcluir