quinta-feira, 3 de março de 2011

Tá com o passaporte em dia?

Se não estiver, serve só o RG. Serve só a carteira de motorista, aliás. Bom, a bem da verdade verdadeira, pra fazer turismo não precisa de qualquer documento, basta fazer a mala e ir - nem que seja pra ir logo ali, pertinho, curtir uma nova paisagem, uma comida diferente, um outro tipo de costume. Fazer turismo, para quem gosta de fazê-lo mesmo, é a coisa mais simples. No dicionário também se chama "viajar", mas a gente aqui não vai ficar com preconceito com a palavra "turismo" também. Somos turistas mesmo! Todos nós! Bastou juntar a trouxinha e rumar pra um lugar diferente na intenção de curti-lo - e quem sabe clicar uma fotos - já é turista.

Eu gosto tanto de ser turista que nem tenho medo de dizer que sou. Gosto de pagar mico pedindo um prato muito do esquisito (pra depois descobrir que a carne é de cavalo); gosto de bater perna até criar bolhas pra encontrar aquela igreja miúda que me indicaram; gosto de abrir o guia em plena esquina e escolher entre o museu X ou o parque Y. Não faço nem questão de parecer local. E tem coisa mais tonta que turista querendo parecer nativo? Tudo bem, a gente não precisa falar naquela outra língua quase aos gritos para pedir informações (afinal o povo de tal lugar não é surdo, tem apenas outra nacionalidade...). Mas tudo bem levar a garrafinha d'água em uma das mãos e a máquina fotográfica na outra. Faz parte.

Faço turismo com gosto e viajo com mais gosto ainda. É que eu viajo inclusive sem sair de casa, pesquisando futuros destinos, navegando na internet, voando sobre mapas. Aqui, o que eu quero é isso mesmo: te levar comigo pra viajar por aí, saber das novidades do mundo, conhecer dicas e detalhes de um ponto distante, comentar sobre manias, truques e invenções de quem viaja de coração aberto. O lugar é bom, já adianto: você vai sempre viajar comigo na janelinha (da internet, que seja), olhando tudo bem de perto.

Vamos nessa? Minha bagagem tá sempre pronta.

3 comentários:

  1. Eu, definitivamente, embarco com você nessa. Turista, com rodinhas na mala e em mim, não perco por nada um convite desses. Tô com tudo na mão: Passaporte, cartão de embarque, cartão fidelidade pra poder juntar milhas nessas viagens!
    Beijo, postei primeiro aqui!

    ResponderExcluir
  2. Lala!! A primeirona! Obrigada por vir me visitar, querida. Aqui, juntando milhas, você pode requerer assentos exclusivos no sofá da minha sala.
    Beijo, volta sempre!

    ResponderExcluir