terça-feira, 29 de março de 2011

O que é que tem na mochila da mamãe

Vamos esclarecer bem: ter filhos não significa deixar de viajar, tá bom? Pode ser que a grande volta ao mundo num balão seja adiada e que não seja esse ano o melhor para subir os vulcões da Islândia ou percorrer a cavalo o deserto de Gobi. Mas depois de ter filhos, é possível sim manter aquele espírito de viajante. Basta investir um pouquinho mais em planejamento.

Organizar a ida de avião, por exemplo. A mala de mão terá que ser revista depois que a família aumentar - e provavelmente sairá de cena aquela bonita bolsa de couro chatíssima de carregar no antebraço e será a estréia de uma prática mochila. Mães precisam fazer a troca, porque é mais prático e seguro ter os braços livres em vez de dominados por bolsas bonitas e casacos chiquérrimos. Vai que o moleque dispara a correr pelo corredor do embarque, sabe como é...

A mochila para viagens aéreas com menos de 4 horas pode ser simples: um casaquinho leve para a matriarca, uma roupinha extra para a criança; mamadeira vazia e leite em pó num saquinho tipo zip (porque a mamadeira cheia vai causar problemas no raio-X); umas duas fraldas para os que ainda a usam; e o combo chupeta + ursinho (ou paninho ou qualquer coisinha de apego).

Para viagens longas, a mochila há de conter mais itens. Além dos descritos acima, é bom levar um gorrinho e uma mantinha leve para evitar que a cabine-geladeira de bordo cause resfriados. Consultando o pediatra, também é possível saber o que ele recomenda na questão dos remédios contra enjôos (que muitos usam para que a criança se acalme e durma) - e acrescentar à mochila "just in case". Também é importante levar um brinquedo qualquer, desde que nada com pecinhas minúsculas que vão desbarrancar avião afora. Para os maiores, revistas de atividades compradas ali no aeroporto mesmo costumam ser muito celebradas.

As crianças com mais de 4 anos gostam, aliás, de levar suas próprias mochilinhas - e ali é bacana armazenar algo que eles escolheram levar. Assim já vão aprendendo como ser viajantes descolados (e organizados) logo cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário